Os quatro religiosos de profissão solene mais novos da Província reunimo-nos entre o dia 11 e o dia 13 de novembro na comunidade Stella Maris, sob a orientação do P. Vasco Costa, Provincial. O grupo é constituído pelos religiosos e sacerdotes: Fr. João Carlos Vieira, Fr. Renato Pereira, Fr. André Morais e Fr. Francisco Maria Braguês. Prestes a aumentar!!!

Este encontro, tal como os restantes que se realizaram ao longo do último ano, esteve dedicado à reflexão, à partilha de experiências humanas e espirituais, à oração, ao convívio entre nós e, neste encontro em particular, ao convívio com a comunidade formativa do Porto.

Como mote para os diferentes momentos de reflexão e de partilha, fomos convidados a discernir alguns dos tipos de idolatrias que podem estar presentes na nossa vida religiosa, tais como: o activismo, a inércia, a negligência, a intolerância e a auto-suficiência. Na reflexão e na partilha procuramos discernir o modo em que todas estas idolatrias afetam a nossa vida; partilhar como fomos e vamos descobrindo a sua presença no nosso dia a dia e como procuramos fazer frente à tentação da idolatria para podermos amar a Cristo sobre todas as coisas. Neste sentido, fomos convidados a não perder de vista de que é Cristo o nosso grande objetivo. E como ajuda para redescobrir esta grande verdade, recordamos como S. Pacómio usava a metáfora da caça à lebre para falar da vocação. Só aqueles que mantêm uma relação viva com Jesus, não o perdendo de vista, são capazes de manter o sentido, a determinação, a fidelidade e a alegria da vocação a segui-l’O.

Sob o olhar da Estrela do Mar, estes dias, entre irmãos, foram uma oportunidade da Graça de Deus para reanimar a nossa vocação ao Carmelo e à Igreja, renovando a nossa entrega às nossas comunidades e às missões que desempenhamos.

Facebookmail