‘JOVEM, EU TE DIGO, LEVANTA-TE!’ (LC 7, 14)

TEXTOS INSPIRADORES

Do Evangelho segundo São Lucas (Lc 7, 11-15)

Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim, indo com Ele os seus discípulos e uma grande multidão. Quando estavam perto da porta da cidade, viram que levavam um defunto a sepultar, filho único de sua mãe, que era viúva; e, a acompanhá-la, vinha muita gente da cidade. Vendo-a, o Senhor compadeceu-se dela e disse-lhe: «Não chores.» Aproximando-se, tocou no caixão, e os que o transportavam pararam. Disse então: «Jovem, Eu te ordeno: Levanta-te!» O morto sentou-se e começou a falar. E Jesus entregou-o à sua mãe.

Da Exortação Apostólica Cristo Vive do Papa Francisco (20)

Se perdeste o vigor interior, os sonhos, o entusiasmo, a esperança e a generosidade, diante de ti está Jesus, como parou diante do filho morto da viúva, e o Senhor, com todo o seu poder de Ressuscitado, exorta-te: «Jovem, Eu te ordeno: Levanta-te!» (Lc 7, 14).


OBJETIVOS

Nível pessoal – despertar para outra forma de viver

Nível comunitário – redescobrir o valor de partilhar a vida (despertar do grupo)

Nível nacional – conhecer a identidade e missão dos outros grupos


ITINERÁRIO

Etapa 1: Leitura da realidade e das suas consequências

Etapa 1.1. Como vivemos?

Objetivo: pretende-se que os jovens, através dos meios pertinentes, construam uma grelha de leitura da cultura em que vivemos, identificando os principais fenómenos que a marcam e apontando as raízes desses fenómenos.

Etapa 1.2. O que provoca este estilo de vida?

Objetivo: levar os jovens a identificar e refletir as consequências dos fenómenos sociais e culturais anteriormente analisados, percebendo como estruturam e afetam a vida concreta dos jovens do nosso tempo. A partir deste trabalho, discernir quais são os estilos, atitudes e comportamentos que conduzem à felicidade e quais são os que conduzem a vida uma sem sentido.

Etapa 2: Releitura da história de vida

Etapa 2.1. Como vivo: que valores, que princípios, que objetivos?

Objetivo: à luz da análise do ambiente social e cultural em que vivemos e das consequências que esse ambiente tem nas vidas concretas dos jovens, pretende-se que cada jovem mergulhe na história da sua vida para perceber quais são os valores que têm orientado a construção da sua personalidade, das suas relações, da sua ação no mundo. É essencial conduzir os jovens de uma análise meramente externa a uma leitura da sua vida, de tal modo que esta etapa não seja uma repetição da anterior. O primeiro momento desta etapa tem como especificidade olhar para o passado.

Etapa 2.2. Onde estou?

Objetivo: pretende-se que cada jovem “caia na conta” do momento da vida em que se encontra, ao qual foi conduzido pela história que reconheceu no primeiro momento. Importa que o jovem tome consciência dos efeitos que tem nele a sua história de vida. Além disso, é fundamental que cada jovem identifique os seus desejos e frustrações, as suas esperanças e feridas. Depois de ter olhado para o passado, o jovem é convidado neste momento a olhar para o seu presente e a refletir sobre o seu estado atual.

Etapa 3: Descobrir outra história de vida

Etapa 3.1. Descobrir outras histórias de vida 

Objetivo: conhecer e empatizar com a história de vida das referências carmelitas.

Etapa 3.2. Descobrir uma outra história na minha vida

Objetivo: orar os modelos bíblicos – jovem rico (jovem certinho, incapaz de dar o passo mais radical) e filho pródigo (jovem rebelde, mas que se abre a uma nova experiência) – e, a partir daí, reconhecer a passagem de Deus na vida (momentos de misericórdia, de experiência de ser salvo)

Etapa 4: Deixar-se levantar por Jesus Cristo

Etapa 4.1. Jesus me pode levantar -me!

Objetivo: abordando a experiência da Ressurreição de Jesus, assumir que Jesus (e só Ele) tem o poder de nos levantar de uma vida a outra melhor porque Ele vive é a vida plena (Ele é o ressuscitado e a ressurreição), porque Ele mesmo foi levantado pelo Pai.

Etapa 4.2. Jesus ordena-te: Levanta-te!

Objetivo: ler, explorar, meditar, rezar e operacionalizar o texto base do ano (Lc 7, 11-15) para descobrir que toda a ação de Jesus teve como objetivo levar cada ser humano a uma vida nova e assumir pessoalmente que Ele hoje quer fazê-lo com cada jovem.

Etapa 5: Desenhar um novo modo de vida

Etapa 5.1. Uma vida recebida

Objetivo: explorar o batismo como o sacramento em que recebemos uma vida nova, uma vida que permanece em nós e da qual nós estamos chamados a cuidar.

Etapa 5.2. O que é a vida nova do cristão?

Objetivo: partindo dos textos bíblicos onde se descreve esta vida nova, ajudar a entender em que consiste esta vida nova (como é o ser humano renascido em Cristo), compreender que é o Espírito Santo quem conduz esta vida nova e tomar consciência agradecida do dom recebido para que o possam cultivar.

Etapa 6: Viver a vida nova em comunhão

Etapa 6.1. Ninguém pode caminhar sozinho!

Objetivo: experimentar a importância de caminhar em grupo, da necessidade do apoio de um grupo para crescer na relação com Deus, para acolher e fazer crescer a vida nova recebida.

Etapa 6.2. A Igreja, a nossa casa.

Objetivo: alargar o olhar e experimentar como o grupo é uma manifestação da Igreja, que é essencialmente uma comunhão que nos dá todos os meios para desenvolver esta vida nova.