Vocação para…

 

Padres Carmelitas

parafrades

Os frades e padres carmelitas descalços têm a mesma origem carismática que as irmãs carmelitas e os leigos carmelitas. Privilegiam a vida orante e comunitária mas são de vida apostólica. Vivem em comunidades com cerca de 4 a 5 frades, onde partilham a alegria de terem recebido a mesma vocação e missão. Realizam na Igreja as obras que mais lhes são solicitadas mas privilegiam a promoção da vida espiritual, mediante a orientação de retiros, encontros de oração, casas de espiritualidade…

 

Irmãs Carmelitas

parairmas

As irmãs carmelitas descalças foram fundadas por Santa Teresa de Jesus e vivem em conventos de clausura – os carmelos – dedicadas à vida contemplativa. A vida de um carmelo é pautada pela oração liturgica e silenciosa, pela simplicidade de meios, pela alegria e amizade entre as irmãs. Dão testemunho da primazia de Deus sobre todas as coisas. Apesar de estarem em clausura, vivem perto das preocupações da Igreja e do mundo e apresentam-as a Deus nas suas orações – uma forma de apostolado fecundo e eficaz.

 

Leigos Carmelitas

paraleigos

Os leigos carmelitas ou carmelitas seculares formam fraternidades de jovens, casais e famílias que interpretam e vivem a espiritualidade carmelita inseridos no mundo escolar, profissional e familiar. Vivem um grande sentido de família e pertença às comunidades dos frades e irmãs carmelitas. Juntos expressam o verdadeiro carisma do carmelo teresiano. Não se comprometem mais do que levarem à plentiude a consagração baptismal segundo o carisma que Santa Teresa de Jesus e S. João da Cruz lhes legaram.